Você sabe o que é Moda Sustentável?

A Moda Sustentável é um termo usado para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados.

5/25/20232 min read

A Moda Sustentável é um termo usado para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados.Seu objetivo é minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria.

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.

A proposta aqui é incentivar uma moda mais consciente e responsável, que valorize a qualidade, a durabilidade e a beleza intemporal das roupas. Com prática, então, ela costuma incluir diversas práticas, por exemplo:

- Preferência por materiais reciclados ou orgânicos;

- Escolha de processos de fabricação mais eficientes em termos de energia e água;

- Adoção de práticas justas de comércio justo para trabalhadores da indústria da moda.

Pessoas que defendem essa ideia costumam procurar consumir empresas e organizações que tenham esses valores dentro do modelo de produção.

Embora não seja um evento de um ano específico, essa ideia não é tão recente: práticas sustentáveis nesse setor remontam desde os anos 60.

Um dos grandes fatores para isso foi o movimento hippie, que defendia o meio ambiente e a comunidade e, como efeito disso, uma moda mais limpa e preocupada com os aspectos ambientais e sociais.

Nos anos 2000, novos movimentos de sustentabilidade na moda começaram a surgir como parte do desenvolvimento da moda sustentável.

Esse debate ganhou mais força a partir dos anos 2010, quando se tornou cada vez mais evidente o impacto negativo da moda rápida e do consumo excessivo de roupas.

Na Moda Sustentável, a escolha das matérias-primas é fundamental para garantir que o impacto ambiental e social da produção de roupas seja minimizado.

A escolha das matérias-primas se baseia em vários critérios, incluindo a sustentabilidade do material em si, a forma como é produzido e a disponibilidade do material. Por exemplo, as empresas devem optar por fibras biodegradáveis e sem o uso de pesticidas ou outros produtos tóxicos.

Além disso, materiais orgânicos como o algodão, o linho, o cânhamo e a seda, que são cultivados sem o uso de pesticidas e herbicidas prejudiciais ao meio ambiente são opções mais adequadas.