O que é a Indústria 5.0 e como ela impacta na gestão de produção?
Descrição do post.
Por mais que exista um movimento global para criar fábricas inteligentes e fazer com que as coisas se comuniquem digitalmente, uma nova tendência está surgindo no horizonte, com o objetivo de trazer de volta o toque humano na produção.
Essa tendência foi apelidada de Indústria 5.0.Esse termo foi criado no Japão, pois lá se encontram os primeiros esforços para implementar esse novo modelo de trabalho. Seu principal objetivo é fazer com que humanos e robôs trabalhem juntos em prol de uma sociedade mais saudável, inclusiva e igualitária. Vale destacar que este modelo de trabalho pretende aproveitar o que há de melhor do emprego da mão de obra humana e robótica, dando espaço e criando novas condições de trabalho para profissionais em todas as idades e níveis educacionais.
Como dito antes, o principal objetivo da Indústria 5.0 é destacar um modelo de trabalho que uma o melhor da mão de obra humana e robótica. Com isso, se pretende criar novas condições para profissionais de diferentes idades e fases de vida, o que em muito se distancia da visão de que a tecnologia substituiria as atividades humanas.
O que se percebe cotidianamente, na verdade, é uma tentativa de deslocar tarefas manuais para que sejam exercidas por máquinas, de forma a automatizar serviços. Na prática, a grande vantagem desse deslocamento é pôr em mãos humanas tudo o que há de mais estratégico e valioso para ser operado por robôs.
Se bem utilizada na gestão da produção, a Indústria 5.0 pode agregar na redução de custos, aspecto fundamental para qualquer negócio que objetive grandes resultados. Quanto a isso, o que ocorre é uma facilidade da execução de tarefas, sobretudo, as que envolvem maior risco aos colaboradores, ou mesmo, de caráter repetitivo.
Ou seja, é um atrativo meio para garantir a segurança na operação e expandir a produtividade, o que certamente acarretará menos gastos.Impactos na gestão da produção: O primeiro passo para uma gestão da produção eficaz é realizar um completo planejamento, visando dispor de clareza quanto ao que se busca e como se pode alcançar tais resultados. Entretanto, gerenciar uma indústria vai muito além de planejar, exigindo substancial entrega dos colaboradores e assertividade nas ações. Tudo para colher bons frutos.
Deste modo, é possível dizer que a indústria 5.0 tem por intuito otimizar rotinas, gerando menos desgastes nas pessoas e mais eficiência no cumprimento das demandas. É uma forma também de encontrar soluções para antigos problemas, que muitas vezes, só precisam de um pouco de inteligência mecânica.