Tendências da Construção Civil de 2022
O setor da Construção Civil conseguiu se manter operante durante todo o período da pandemia. O ano de 2022 vem sendo bem promissor para a área, pois trouxe diversas tendências, que exigiram maior investimento.
O setor da Construção Civil conseguiu se manter operante durante todo o período da pandemia. O ano de 2022 vem sendo bem promissor para a área, pois trouxe diversas tendências, que exigiram maior investimento.
Abaixo nós listamos as principais tendências do setor da Construção Civil em 2022, confira:
- Sustentabilidade: esta é uma tendência inédita em diversos segmentos e mercados, porém, na Construção Civil, é algo que está sendo inserido cada vez mais. Hoje, empresas que não adotam uma operação mais favorável neste quesito, não só ficam com a reputação manchada, como também acabam tendo gastos a mais em suas atividades. Dessa forma, a sustentabilidade não é apenas vantajosa de um ponto de vista moral e social, mas também garante mais economia.
- Tecnologia: a tecnologia sempre está evoluindo em um ritmo que é quase impossível de acompanhar, porém fazer isso é uma obrigação de qualquer empresa que deseja se manter em evidência no mercado. Boa parte desses avanços já está sendo inserida na construção civil, como o uso de realidade virtual para montar projetos e explorá-los de forma mais imersiva, ou até mesmo a produção de materiais com impressoras 3D. Essas tendências, visam mudar até mesmo o modo como se usam algumas ferramentas consideradas banais, como por exemplo a furadeira.
- Estruturas pré-fabricadas: o tempo segue sendo algo valioso em uma obra, e contar com estruturas pré-fabricadas é uma excelente forma de reduzir drasticamente este fator. Com a ajuda das estruturas modulares, é possível reduzir custos, evitar atrasos e controlar melhor todo o cronograma da obra, entregando, assim, o projeto mais rapidamente e de forma igualmente satisfatória. A tendência é que a procura por este tipo de estrutura seja maior ainda ao longo de 2022, e por isso muitas construtoras precisam ficar mais atentas para conseguir se adaptar a essa necessidade.