Diferença entre o mosquetão esportivo e profissional

O Mosquetão é um equipamento de segurança formado por um elo de metal que possui uma parte móvel. Essa pequena parte se abre e fecha possibilitando prender o item a uma corda, tornando-se fundamental para manter o trabalhador em segurança.

6/9/20232 min read

O Mosquetão é um equipamento de segurança formado por um elo de metal que possui uma parte móvel. Essa pequena parte se abre e fecha possibilitando prender o item a uma corda, tornando-se fundamental para manter o trabalhador em segurança.

São produzidos com materiais super-resistentes, e geralmente são encontrados em aço ou alumínio.

Os mosquetões podem ser classificados em esportivos e profissionais. Os profissionais são utilizados de forma recreativa, já os profissionais são utilizados por trabalhadores que atuam com trabalho em altura, como por exemplo, Alpinismo Industrial.

Os mosquetões profissionais são divididos em cinco classes:

- Mosquetão Classe A: geralmente utilizado como ponto de ancoragem, permitindo uma fixação em determinado local.

- Mosquetão Classe B: também conhecido como Conector Base, é ideal para conectar equipamentos como cordas, chapas e etc.

- Mosquetão Classe M: geralmente produzido em aço, e é o modelo mais versátil. Ele pode ser usado desde a ancoragem, até uma simples conexão entre dois materiais.

- Mosquetão Classe Q: possui um sistema de trava em forma de rosca, como se fosse um parafuso. Também pode ser usado como ancoragem e fixá-lo em locais por longos períodos de tempo.

- Mosquetão Classe T: é um modelo diferenciado, pois permite uma execução de força apenas para uma direção.

Os modelos esportivos também são divididos em cinco classes:

- Mosquetão Tipo B: não possui um sistema de travamento de segurança. Sua abertura funciona como uma mola que abre ao ser pressionada e abre o equipamento para ser preso a uma corda ou outro objeto.

- Mosquetão Tipo HMS: geralmente possui formato de pera e é ideal para utilizar junto ao nó “meia volta fiel”, ou até mesmo para UIAA para um sistema de freio na descida.

- Mosquetão Tipo Q: também conhecido como Malha Rápida, esse item possui o sistema de travamento rosqueado, igual a um parafuso. É recomendado utilizá-lo em locais fixos.

- Mosquetão Tipo X: é bem simétrico, onde a parte superior e a inferior possuem o mesmo diâmetro. É recomendado para a utilização em roldanas, travas e quedas, ou até mesmo em sistemas de freios.