Como fazer um bom planejamento e projeto de construção?

Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da construção. Com isso, é possível considerar os potenciais imprevistos e tornar a execução plausível.

2/16/20232 min read

Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da construção. Com isso, é possível considerar os potenciais imprevistos e tornar a execução plausível.

Um erro bastante cometido é fazer estruturações pressupondo apenas situações “perfeitas” e ideais. Isso torna o trabalho arriscado a partir do primeiro passo, e pode fazer com que o arquivo seja pouco usado dali em diante, por estar em desacordo em a real situação.

Além disso, uma noção de tempo equivocada pode conduzir a um cronograma inaplicável, resultando em gastos com multas, por atrasos que poderiam ter sido previstos. Por isso, é crucial contar com profissionais qualificados, possuam habilidades de lideranças e capacidade de solucionar problemas com eficiências e assertividade.

Abaixo nós separamos as etapas mais importantes para organizar um projeto de obras eficiente:

- Análise do local e levantamento de informações: um projeto de construção, seja ele arquitetônico, estrutural, de instalações elétricas ou hidráulicas, deve sempre considerar as informações de campo. É preciso conhecer dados e aspectos do terreno e seus arredores.

- Concepção do projeto arquitetônico: nessa etapa, há contato direto com o arquiteto responsável para chegar a um consenso em relação aos desejos e às possibilidades dentro do orçamento estabelecido. Geralmente, são criadas soluções para as demandas existentes, explicando ao cliente, eventuais diferenças entre o solicitado e o que pode ser, de fato, desenhado.

- Elaboração dos desenhos: após a concepção, a edificação deve ser elaborada com a ajuda de ferramentas computacionais, de acordo com a escolha do cliente, do arquiteto e do executor da obra. Os desenhos devem ser realizados sempre considerando a execução da edificação, contendo o máximo de detalhamento e informações.

- Revisão e aprovação: revisões podem ser solicitadas para a retirada de dúvidas e correção de erros ou imperfeições antes da realização do projeto. Isso também pode acontecer em caso de confrontamento de duas tarefas, como o estrutural e o arquitetônico, não alinhando o local dos pilares.

- Legalização das obras: muitas vezes, utilizando o projeto base, já é possível preparar os arquivos da obra para apresentar à prefeitura. Por isso, na fase de concepção, é fundamental alinhar-se ao plano diretor e outras diretrizes da cidade para que a proposta seja aprovada sem necessidade de alterações ou correções.